O Informativo do Vale

Lajeado – A partir de hoje, todo o conteúdo do Jornal O Informativo do Vale, da TV Informativo, do portal de notícias e as postagens nas redes sociais estarão em apenas a um toque do leitor. O aplicativo, disponível para tablets e smartphones que operam no sistema Android e iOS, pode ser baixado de forma gratuita.

A proposta é tornar ainda mais acessível o conteúdo produzido pelo Informativo e suas plataformas de comunicação digital. Todo o conteúdo publicado no portal de notícias, a versão impressa do diário, os vídeos produzidos pela equipe de reportagem, as matérias e programas da TV Informativo e a possibilidade de assistir a programação do canal ao vivo estarão dentro do celular.

Para a gerente de mercado da Rede Vale de Comunicação, Miriam Wolkmer Destefani, a difusão do conteúdo na internet veio para ficar. “O Informativo acredita nessa plataforma, razão pela qual investe e procura estar atualizado para favorecer o leitor nas suas necessidades e preferências, para se informar sobre os últimos fatos e notícias”.

Miriam diz que o aplicativo encurta as distâncias. Com o uso do programa, onde quer que o leitor esteja ele terá acesso à informação. “Isso é o mundo de hoje. É agilidade, instantaneidade e, sobretudo, faz parte da evolução da tecnologia”, destaca. E como o uso da internet e as interações sociais pela rede fazem parte da vida dos usuários “O Informativo também quer estar presente no dia a dia de seus leitores. Ao disponibilizarmos mais essa ferramenta, estaremos mais perto da nossa gente, em qualquer lugar, em todos os momentos”, define.

Em todos os lugares

Segundo o editor executivo Marcio Souza, o jornal O Informativo do Vale tem utilizado o slogan “Todos os dias, onde você estiver” como uma forma de mostrar que está presente na cobertura do maior número de acontecimentos, indiferentemente da cidade da região em que eles ocorram.

No entanto, a logística para chegar a todos os moradores do Vale do Taquari é o mais complicado nesse processo. Seja pela distância ou pela dificuldade de acesso. “Agora, tendo a internet como uma realidade para a maioria das pessoas que acessam pelo computador, tablet ou celular, disponibilizar a informação nestas plataformas vai fazer com que realmente estejamos todos os dias, onde o leitor estiver”, frisa.

Souza diz que o aplicativo vai dar oportunidade de deixar o leitor bem informado, sem gastar tempo, nem dinheiro. “São textos curtos e de assuntos que geram interesse da sociedade. Assim, cumprimos mais amplamente a nossa principal função social, que é passar a informação para o maior número de pessoas possível”, conclui.

A evolução tecnológica e o desafio da informação

Para o diretor-presidente da Rede Vale de Comunicação, Oswaldo Carlos van Leeuwen, o mundo da comunicação mudou em 45 anos de notícias – tempo de fundação do jornal O Informativo. Ele, que começou imprimindo semanário, montando letra por letra, não se espanta em ver a rapidez da tecnologia. “Nós começávamos a escrever o jornal na segunda-feira, com as notícias do fim de semana, para ele circular na semana seguinte”, recorda.

Van Leeuwen conta que hoje, com o advento da internet e da comunicação eletrônica, a realidade é outra e é preciso estar atento a essa movimentação. “Nós temos condições de informar na mesma hora em que os fatos acontecem. Isso sempre foi um desafio para o jornal impresso e agora é uma realidade com uso da tecnologia”, detalha. Com o lançamento do aplicativo, diz o diretor-presidente, o Jornal O Informativo do Vale, por sua importância regional, assume um papel equivalente aos grandes jornais do país, mas com os pés no Vale do Taquari.

Saiba mais

O aplicativo funciona a partir de um alimentador de notícias eletrônico. Cada vez que o portal é atualizado com uma informação, o usuário recebe o conteúdo na aba inicial. Essas notícias são as mesmas publicadas no portal do jornal na internet. Esse conteúdo é grátis, assim como o download do aplicativo.

Na segunda aba, é possível ler a versão digital do jornal. Nessa área é preciso ter uma assinatura eletrônica, assim como funciona no portal de notícias. Pelo login com CPF e senha, o sistema mostra a reprodução do jornal impresso.

A terceira aba tem os vídeos do canal de O Informativo no Youtube. São entrevistas, flagrantes, depoimentos e previsão do tempo disponíveis para visualização. A quarta aba mostra os vídeos e programas da TV Informativo. O último botão dá acesso à programação da tevê, que pode ser acompanhada em tempo real e ainda permite ao leitor conferir as postagens de conteúdo nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Serviço

– O aplicativo de O Informativo do Vale está disponível na loja do Google – Google Play -, para usuários que têm dispositivos com sistema Android e na Apple Store – Loja da Apple -, para usuários de iPhones e iPads.

– É preciso acessar a loja e colocar na pesquisa “Jornal O Informativo”. A imagem que aparece é o logotipo da Rede Vale de Comunicação em um botão de fundo azul (veja figura).

– É preciso ter um cadastro nas lojas para fazer o download. Esse cadastro é feito quando o usuário utiliza pela primeira vez seu telefone ou tablet.

– O download é grátis.

– Na versão iOS não será possível visualizar o jornal virtual, por enquanto. A ferramenta exige uma atualização para que funcione. As demais abas operam de forma normal nos iPhones e iPads.

– Para funcionar corretamente, o aplicativo necessita estar conectado ao sistema de internet, seja ele do plano de dados do aparelho ou da rede sem fio.

Crédito da notícia: Rodrigo Nascimento
Última atualização: 06 de fevereiro de 2015 às 08h20min

Leia mais no O Informativo do Vale: http://informativo.com.br/site/noticia/visualizar/id/63990#ixzz4RafkO634
© 1970-2016 Todos os direitos reservados à Rede Vale de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.